Curso de extensão para alunos de graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O foco é nos conceitos de Programação Orientação a Objetos, sendo usado Java como a linguagem de programação.
Material - 1o oferecimento de 2009
Aula 1 - Visão Geral da Linguagem Java
Visão geral da linguagem e tecnologia Java, Comandos básicos e Tipos primitivos e vetores.
Aula 2 - Conceitos de Orientação a Objetos
Visão geral do processo de desenvolvimento de software, Conceitos de orientação a objetos (Classe e Objeto / Atributo e operação).
Aula 3 - Encapsulamento
Conceito de encapsulamento, Visibilidade, Ciclo de vida de um objeto e String (exemplo de classe).
Aula 4 - Tipo de dados abstrato
Tipo de dados abstrato e Diagrama de classes da UML.
Aula 5 - Herança
Conceito de herança, Classes abstratas e Classe Object.
Aula 6 - Polimorfismo
Conceito de polimorfismo (sobrecarga de operação, redefinição de operação e variável polimórfica).
Aula 7 - Visão geral de estrutura de dados
Visão geral de estrutura de dados, polimorfismo (generics) e ordenação.
Aula 8 - Exceção e acesso a arquivo
Tratamento de erros (exceção) e Leitura e escrita de arquivos.
Aula 9 - Tópicos especiais
Jar, Desenvolvimento web e Swing.
Aula 10 - Prova
Recursos
Notas
Critério de Avaliação
Nota final:(Projeto + Prova)/2
- Média ≥ 7,0
Outros documentos
- Convenções de código em Java
- Computer Science Education: Where Are the Software Engineers of Tomorrow?: artigo sobre os problemas da ênfase em tecnologia nos cursos de ciência da computação nas faculdades americanas (um dos tópicos é o problema de se usar Java como a 1a linguagem de programação).
Bibliografia
- BUDD, T. Introduction to Object-Oriented Programming. Addison-Wesley. 3a edição, 2001.
- ECKEL, B. Thinking in Java. 3a edição (revisão 4.0). 2002.
- SUN MICROSYSTEMS. The Java Tutorials. 2008.
- DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J. Java: Como programar. 6a edição. Pearson Prentice Hall, 2005.
- FOWLER, M. UML Distilled: A Brief Guide to the Standard Object Modeling Language. 3a edição Addison-Wesley, 2003.