O projeto HAL-2002 tem como proposta implementar uma face tridimensional baseada na face humana. Esta face, além de ter a aparência física da face humana, também tem (ou pretende ter) a dinâmica da mesma. Para obter-se tal dinâmica, foram implementados mecanismos para simular expressões faciais e movimentos oculares.
O objetivo de tal proposta é o de criar sistemas automatizados de informação com melhor usabilidade, pois o paradigma WIMP (windows, icons, menus e pointers) ainda é uma dificuldade para a maioria da população.
O trabalho foi baseado no projeto de iniciação científica de Valdinei Freire da Silva.
O projeto foi desenvolvido na forma de applet Java, assim sendo é possível utilizá-lo diretamente no browser, necessitando apenas o Java Plugin e o Java 3D.
Trabalho desenvolvido em 2002. A utilização desse programa deve ser feita apenas para fins didáticos.
Autores
- Fábio Levy Siqueira
- Ricardo Pinto Giorgi
- Ricardo Tomoiti Ushisima
- Valdinei Freire da Silva
Software
Manual
O usuário tem acesso a uma interface semelhante à apresentada abaixo, na qual se tem acesso a todas as funções do HAL. Para iniciar a face aperta-se o botão Abrir Janela, e para retornar ao estado inicial, no botão Reset.
Na primeira tela é possível controlar as expressões do HAL, utilizando padrões de expressões, ou definindo contração de músculo por músculo. As expressões pré-definidas são:
- Fear
- Disgust
- Surprise
- Sadness
- Happiness
- Anger
Para que a face adquira a expressão pré-definida deve-se selecionar a expressão na caixa de texto e depois clicar em Ok.
Para criar uma nova expressão, ou fazer com que os músculos da face adquiram um determinado estado, deve-se indicar as alterações dos músculos e em seguida apertar o botão Aplicar. Nesta primeira versão não será possível salvar uma expressão criada pelo usuário.
A segunda modalidade é aquela que dá um pouco mais de vivacidade ao HAL, onde ele terá movimentos “espontâneos”, é claro que com algumas limitações. A face se move periodicamente indicando que ela tem algum tipo de “vida”.
Dentro dessa categoria estão três tipos de movimentos: piscar de olhos, seguir o mouse e outros movimentos aleatórios (balançar a cabeça). Neste caso, os únicos parâmetros que o usuário poderá alterar serão os intervalos de execução desses movimentos, isto é, de quanto em quanto o HAL pisca, ou balança a cabeça, e se ele segue ou não o mouse.
Para que o usuário altere o tempo de piscar, é necessário alterar o valor da caixa texto e posteriormente apertar Ok. Caso o usuário não queira que o HAL pisque, é necessário apenas colocar um valor negativo. Para que HAL faça movimentos aleatórios, são as mesmas operações que piscar, na caixa respectiva.
Para que hal siga o ponteiro do mouse é necessário apenas selecionar na caixa texto “sim” ou “não” que automaticamente seguirá o mouse (ou não).