Em 2018 fui responsável por uma disciplina na Univesp, que é uma universidade virtual pública do estado de São Paulo. A disciplina em questão foi Gerência e Qualidade de Software, assunto que já ministrei durante alguns anos uma disciplina de pós-graduação.

O conteúdo do curso inclui vídeo-aulas, as quais estão disponíveis no Youtube. Em duas aulas chamei o pessoal da Codus Tecnologia, através do Vinícius Oyama, para discutir V&V na prática e entrevistar alguns profissionais sobre qualidade de código.

As aulas têm o seguinte conteúdo:

  1. Fundamentas de Qualidade de Software.
  2. Qualidade do Produto.
  3. Processos de Software.
  4. Garantia da Qualidade e Padrões.
  5. Verificação e Validação.
  6. Técnicas de revisão.
  7. Conceitos de Teste de Software.
  8. Teste de Unidade.
  9. Qualidade de Código.
  10. Métricas.
  11. Gerência de Projetos.
  12. Estimativa de Software.
  13. Scrum.
  14. Melhoria de Processos.

Espero que essas aulas sejam úteis para outras pessoas, além dos alunos!

2 thoughts on “Gerência e Qualidade de Software na Univesp

  1. Caro Professor Fabio, quero agradecê-lo imensamente por ter nos dados oportunidade de conhecer suas aulas. Meu nome é Liliane, sou professora do Curso de Sistemas para Internet do IFTO campus Palmas (capital), fomos pegos de surpresa por essa onda da COVID-19 e interrompemos nossas aulas presenciais da noite pro dia, e num passe de mágica todos tivemos que nos adequar ao método EaD. Assim em uma disciplina que ministro do último período tenho usado suas aulas e meus alunos tem elogiado muito. Talvez o senhor não soubesse que tem contribuído muito com a manutenção da aulas no nosso curso nesse momento de isolamento social e é por isso que gostaria de agradecer seu gesto fraterno. Obrigada,

    Liliane

    1. Oi Liliane;

      Também estamos com esse desafio na USP – e imagino que seja algo recorrente em outras universidades. Fico muito feliz em saber que você e seu alunos gostaram dos vídeos! É bom saber que o conteúdo está sendo útil. Qualquer coisa estou à disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*